Crianças são o futuro e seu desenvolvimento importa.
- adpediatria
- 21 de ago. de 2016
- 2 min de leitura

Crianças são o futuro e seu desenvolvimento importa.
Artigo publicado em jan 2016 no Brazilian Journal of Human Health por Olaf Kraus de Camargo
Neste artigo , Dr Olaf Kraus de Camargo faz um breve apanhado das novidades trazidas pelo último Congresso Internacional de Pediatria do Desenvolvimento realizado em dezembro 2016 Istambul –Turquia através de 3 mensagens para levar para casa.
Monitoramento X screening
Sendo o screening uma testagem transversal que tira uma fotografia do desenvolvimento da criança em determinado momento e, sabendo-se que o desenvolvimento infantil é variável e modificável , seria a testagem de screening boa o suficiente para deteção precoce de riscos ou atrasos?
Passar em um teste de screening de desenvolvimento não tem o mesmo significado do que um screening para fenilcetonúria ou hipotireoidismo por exemplo, onde um resultado define sim/não em ter ou não a doença. No artigo , professor Olaf compara as nuances do desenvolvimento a mover um alvo após tê lo acertado uma vez.
Sendo assim, o conceito monitorização que abrange o acompanhamento longitudinal da criança pelo médico de saúde primária ou profissionais que lidam com a infância parece mais apropriado e amplo.
Pensando nesse tipo de abordagem, foi apresentado no congresso um novo instrumento, chamado GMCD ( Global Monitoring Child Development ) que foi desenvolvido por pesquisadores em um projeto envolvendo vários países ( EUA, Turquia, Africa , India...) ao longo de 10 anos e que pode ser usado a nível primário de saúde. O instrumento foi idealizado para ser de domínio público.1
Funcionalidade X Fixing ( consertar )
Uma importante questão abordada no congresso foi a necessidade de mudança de paradigma na abordagem de crianças com deficiência para além da questão biomédica mais reducionista. É necessário que se pense mais sobre os conceitos funcionalidade e desenvolvimento , variação e diversidade, ambiente e curso de vida e não apenas restringir se aos conceitos : normal e “fixing” ( concertar, arrumar).2
Pediatria do Desenvolvimento como subespecialidade pediátrica que requer colaboração e formação da Associação Internacional de Pediatria do Desenvolvimento
Ao contrario de países como EUA, Canadá, Turquia.. a pediatria do desenvolvimento permanece como uma área incipiente em muitos países. Foram identificados e discutidos desafios da especialidade e buscou se formar uma rede de networking para união e troca entre especialistas de vários países. A pediatria do desenvolvimento , conforme discutido, não pretende adentrar em outras especialidades como neurologia e psiquiatria infantil , mas sim atuar , em interdisciplinariedade na infância como promotora do desenvolvimento em seu máximo potencial na idade mais tenra possível .
Desta maneira , criou se neste congresso a Associação Internacional Pediatria do Desenvolvimento ( International Developmental Pediatrics Association – IDPA) que juntamente com a já reconhecida SDBP ( Society of Development and Behavior Pediatrics) se torna o braço voltado às necessidades dos profissionais e crianças dos países em desenvolvimento. A associação é livre de encargos e voltada para quaisquer profissionais que atuem em desenvolvimento infantil.































































Comentários