top of page

O tempo necessário e o desafio para a prática da pediatria do desenvolvimento e comportamento


Um estudo nacional australiano: O tempo necessário e o desafio para a prática da pediatria do desenvolvimento e comportamento.

Este foi um estudo transversal prospectivo conduzido por um grupo de pediatras da Austrália, da Universidade de Melbourne, e os participantes eram pediatras (gerais e do desenvolvimento e comportamento, excluídos àqueles que só fazem uma subespecialidade) de todas as áreas do país proporcionadamente representados. O objetivo foi descrever e comparar as consultas pediátricas com problemas de desenvolvimento e comportamento (PDC), apenas com problemas médico-clínicos (PMC) e com problemas mistos (PM).

Uma peculiaridade do sistema de saúde da Austrália é que os pediatras fazem parte do sistema secundário no atendimento às crianças. A atenção primária é realizada por médicos de família, ou o médico generalista (GPs – general practitioners) e enfermeiras especializadas na área materno-infantil, que realizam a triagem em desenvolvimento infantil.

Foram 199 pediatras participantes e apresentaram os registros de suas consultas, num formulário próprio para a pesquisa, num período de 2 semanas. Num total de 8,3 mil consultas e 15,1 mil diagnósticos, os resultados mostram os desafios para conduzir problemas de saúde prevalentes, como os problemas desta área da pediatria. Um terço (34%) apresentavam somente PDC e quase a metade (48%) apenas PMC e 18% PM.

Avaliando os diagnósticos, num total de 7 mil com PDC, 10% foram por TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade), 4% dificuldade e transtornos de aprendizagem, 3,9% autismo, 3,3% por atrasos do desenvolvimento e 3,2% por problemas de comportamento.

O tempo para atender crianças com PDC foi 25% maior do que aquelas com PMC. E na discussão cita artigo norte americano que aborda o tema de como uma consulta com PDC vai além do momento face a face do consultório, pois após a consulta ocorrem encontros e/ou comunicação por telefone, e-mail com a equipe multiprofissional que este tipo de criança exige. E a remuneração não reconhece este tipo de custo.

 
 
 

Comentários


DESTAQUE
Postagens Recentes
Arquivos
Conheça nossa equipe
bottom of page