top of page

A Vó sabe mais: fatores que influenciam no diagnóstico precoce do Transtorno do Espectro Autista


Está bem documentada a importancia do diagnóstico precoce do Transtorno do Espectro Autista (TEA) principalmente em relação a prognostico e tratamento.

Foi realizado um estudo para averiguar como a estrutura familiar, rede de amigos e familia extendida influencia o diagnóstico de TEA. Foram feitas duas amostras uma composta por pais de crianças com TEA e outra com amigos e familiares. Foram controladas variaveis que poderiam confundir o resultado da possível associação.


Os resultados mostraram que em familias onde existia um irmão mais velho do que a criança em estudo a idade de diagnóstico foi reduzida em 10 meses sendo essa diferença estatísticamente significativa. Vinte e cinco por cento dos pais relataram que amigos proximos e familiares mostraram preocupação com a criança antes dos pais perceberem, embora, 51% deles comunicaram suas preocupações diretamente enquanto que 27 % somente insinuaram que poderia haver um problema. As avós maternas foram o familiar que expressou sua preocupação com maior frequencia ( 27%) e a interação da criança com a avó reduziu o tempo do diagnóstico em 5 meses.


Os professors foram os segundos na rede social da criança a manifestar sua preocupação ( 24%). Esse achados sugerem o potencial impacto das redes sociais e familia extendida na educação e nos esforços para promover a identificação precoce do TEA.

Comentários


DESTAQUE
Postagens Recentes
Arquivos
Conheça nossa equipe
bottom of page