Vacina Não causa Autismo !!!
- adpediatria
- 8 de mar. de 2019
- 1 min de leitura

Recente estudo recém publicado (Março/2019), pelo Colégio Americano de Médicos na Revista Annals of Internal Medicine, de uma coorte nacional na Dinamarca, que acompanhou todos os nascidos naquele pais durante 11 anos (01/Jan/1999 até 31/12/2010), filhos de mães dinamarquesas, para avaliar se a vacina contra a Rubéola, Sarampo e Caxumba, conhecida como MMR, pudesse ter alguma relação com os casos de Autismo.
Há duas décadas este tema de tempos em tempos aparece nos meios de comunicação em decorrência de um falso estudo, que chegou a ser publicado pela tão reconhecida e respeitada revista de pesquisas na área médica, Lancet, em 1998. Posteriormente a revista se retratou por ter aceitado o estudo sem uma criteriosa verificação da veracidade dos fatos, que fazia esta suposta associação entre a vacina e o Autismo.
Nos tempos de “fake News” isto cumpre um papel nas teorias conspiratórias, causando um desfavor para a saúde pública, causando surtos de Sarampo mundo afora.
Foram mais de 650 mil pessoas acompanhadas desde o nascimento por longos 11 anos, tempo suficiente para que os casos de autismo pudessem aparecer nesta população.
A vacina MMR na Dinamarca é voluntária e gratuita e destes 650 mil, 31 mil (5%) não foram vacinados.
Durante este período foram diagnosticados 6,5 mil casos de autismo ( incidência de 130/100 mil pessoas/ano).
Este estudo com bases estatísticas robustas conclui que fazer a vacina MMR não aumenta o risco para autismo (hazard ratio of 0,93 – 95% CI, 085-1,02), e nem desencadeia (trigger of autism) e nem está associado a grupos de casos (clusters of autism cases) de autismo.































































Comentários